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Lar Abrigo do Tejo

A Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, presta serviços na área das pessoas idosas, através do seu Estabelecimento Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário Abrigo do Tejo, sito na Avenida Marginal, 2860-397 Moita. Este Estabelecimento tem suporte jurídico na Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, com autorização de funcionamento conforme Declaração do Centro Regional de Segurança Social de Setúbal, datada de 10/03/86.

O Lar Abrigo do Tejo, foi inaugurado em 31/07/1988. É um Estabelecimento destinado ao apoio de pessoas idosas nas Respostas Sociais de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

É um estabelecimento aberto, inserido na comunidade e com orientações ideológicas de humanismo, afastando-se por isso do modelo asilar baseado na clausura.

O Lar “ Abrigo do Tejo”, (cujo nome tem origem no facto deste Estabelecimento ficar situado à beira do rio Tejo, muito perto do centro da vila da Moita) mostra-nos um edifício construído de raiz, sem barreiras arquitetónicas, onde os quartos e áreas sociais se apresentam distribuídos por alas. É rodeado por um jardim.

Todos os quartos são duplos, com casa de banho privativa.

Dispomos de áreas específicas de enquadramento aos serviços gerais (Cozinha, Lavandaria) aos serviços de saúde (Enfermaria, Consultórios médico e enfermagem, quartos de transição) aos serviços de animação (sala de animação, que permite a concretização de diversos ateliers, ginásio/auditório) ao lazer (salão com bar, salas de apoio às alas dos quartos, salão de cabeleireiro/barbeiro, espaço exterior) à família e à comunidade (sala da família, quarto de acolhimento)

RESPOSTAS SOCIAIS

Centro de Dia

A Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, presta serviços na área do apoio às pessoas idosas, através do seu Estabelecimento Abrigo do Tejo, e da resposta Social de Centro de Dia, tendo acordo de cooperação, celebrado com o Centro Distrital de Segurança Socia.

Esta Resposta social surge como uma alternativa de supervisão e enquadramento à pessoa idosa, privilegiando a autonomia desta e a manutenção no seu ambiente natural, com suporte social. Esta resposta, contribui para retardar a institucionalização, inverter a visão da pessoa idosa como um ser dependente e inútil (que conduz à lógica da integração no Lar como a única resposta adequada e possível) e baseia a sua dinâmica na prestação de serviços tendo em conta as necessidades básicas do utente, mas também necessidades de outra ordem, nomeadamente a nível da gestão do lazer e do projeto de vida de cada utente, bem como a sua integração no quotidiano, ou em projetos comunitários.

São objetivos da Resposta Social de Centro de Dia:

  1. Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes, tendo em conta as suas possibilidades;
  2. Prestar serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos utentes;
  3. Prestar apoio psicossocial;
  4. Privilegiar a interação com a família e/ou significativos e com a comunidade, no sentido de aplicar estratégias de reforço da autoestima, de valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições de estabilidade necessárias para o reforço da sua capacidade autónoma e para a organização das atividades da vida diária;
  5. Promover as relações interpessoais dos idosos entre si, e destes com outros grupos etários a fim de evitar o isolamento;
  6. Contribuir para a manutenção do idoso no seu domicílio;
  7. Contribuir para a manutenção da saúde física e mental do idoso;
  8. Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
  9. Prestar serviços que satisfaçam necessidades de ordem ética, estética e outras que organizem o sentido da vida da pessoa idosa;
  10. Estruturar ou desenvolver competências a nível técnico, artístico ou outro por forma a solidificar a noção de pessoa idosa na resolução dos próprios problemas e na vida social e cultural da comunidade;
  11. Estimular o espírito de solidariedade e de entreajuda por parte dos utentes e incentivar a relação inter e intrafamiliar bem como as relações inter geracionais.
 Regulamento Interno

ERPI (Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas)

Assim, o modelo é o de “residência assistida”, conforme o previsto no Manual para pessoas com idade correspondente à idade estabelecida para a reforma, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, sem dependências causadas por estado agravado de saúde do qual decorra a necessidade de cuidados médicos e paramédicos continuados ou intensivos, pretendem integração em estrutura residencial, podendo aceder a serviços de apoio bio-psico-social, orientados para a promoção da qualidade de vida e para a condução de um envelhecimento sadio, autónomo, activo e plenamente integrado (excerto do manual de qualidade para a resposta social de Lar).

São objetivos da Resposta Social de Lar de Idosos:

  1. Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes, tendo em conta as suas possibilidades;
  2. Privilegiar a interação com a família e/ou significativos e com a comunidade, no sentido de otimizar os níveis de atividade e de participação social;
  3. Promover estratégias de reforço da autoestima, de valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições de estabilidade necessárias para o reforço da sua capacidade autónoma, para a organização das atividades da vida diária;
  4. Promover as relações interpessoais dos idosos entre si, e destes com outros grupos etários a fim de evitar o isolamento;
  5. Contribuir para a manutenção da saúde física e mental do idoso;
  6. Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
  7. Prestar serviços que satisfaçam as necessidades da pessoa idosa;
  8. Potenciar a participação da pessoa idosa na resolução dos próprios problemas e na vida social e cultural da comunidade;
  9. Prestar apoio Psicossocial;
  10. Estimular o espírito de solidariedade e de entreajuda por parte dos utentes e incentivar a relação inter e intrafamiliar e as relações inter-geracionais.
 Regulamento Interno

SAD (Serviço de Apoio Domiciliário)

O Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de serviços individualizados e personalizados a pessoas idosas ou outras, que temporária ou permanentemente, não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas e ou atividades de vida diária. Este serviço, contribui para a manutenção das pessoas no seu domicílio habitual, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.

São objetivos da Resposta Social de Apoio Domiciliário:

  1. Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes no seu domicílio;
  2. Promover uma estreita ligação entre o utente, a família e o meio;
  3. Contribuir para a manutenção do idoso no seu domicílio;
  4. Contribuir para a manutenção da saúde física e mental do idoso;
  5. Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
  6. Prestar serviços que satisfaçam as necessidades da pessoa idosa;
  7. Potenciar a participação da pessoa idosa na resolução dos próprios problemas e na vida social e cultural da comunidade;
  8. Prestar apoio psicossocial;
  9. Promover relações interpessoais entre os idosos e outros grupos etários a fim de evitar o isolamento e estimular relações inter-geracionais.
 Regulamento Interno

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