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Lar São José Operário

A Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, presta serviços na área das pessoas idosas, através do seu Estabelecimento Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário S. José Operário, sito na Rua Soeiro Pereira Gomes, 1-2835-164, Baixa da Banheira.

Este Estabelecimento foi inaugurado em 29 de Janeiro de 2005. É um Estabelecimento destinado ao apoio de pessoas idosas nas Respostas Sociais de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário.

É um estabelecimento inserido na comunidade e com orientações ideológicas de humanismo, afastando-se por isso do modelo asilar baseado na clausura.

O Lar “ S. José Operário”, (cujo nome tem origem no padroeiro da Freguesia da Baixa da Banheira, fica muito perto do centro da vila da Baixa da Banheira) mostra-nos um edifício moderno, construído de raiz, com três pisos (Cave, rés-do-chão e primeiro andar) onde os arrumos ficam na cave, as áreas sociais no rés-do-chão e os quartos no 1º andar. É rodeado por um jardim.

Todos os quartos são duplos, com casa de banho privativa.

Dispomos de áreas específicas de enquadramento aos serviços gerais (Cozinha, Lavandaria, despensas, sanitários, rede de frio…) aos serviços de saúde (Enfermarias, Consultórios médico e de enfermagem, sala de reabilitação, quarto de acolhimento) aos serviços de animação (salas de animação, ginásio) ao lazer, bar, salas diversas, salão de cabeleireiro/barbeiro,) auditório, capela, dois salões, salas de apoio aos quarto, instalações para pessoal e diversos espaços no exterior.

RESPOSTAS SOCIAIS

Centro de Dia

A Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, presta serviços na área do apoio às pessoas idosas, através do seu Estabelecimento S. José Operário, e da resposta Social de Centro de Dia, tendo acordo de cooperação, celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social.

Esta Resposta social surge como uma alternativa de supervisão e enquadramento à pessoa idosa, privilegiando a autonomia desta e a manutenção no seu ambiente natural, com suporte social. Esta resposta, contribui para retardar a institucionalização, inverter a visão da pessoa idosa como um ser dependente e inútil (que conduz à lógica da integração no Lar como a única resposta adequada e possível) e baseia a sua dinâmica na prestação de serviços tendo em conta as necessidades básicas do utente, mas também necessidades de outra ordem, nomeadamente a nível da gestão do lazer e do projeto de vida de cada utente, bem como a sua integração no quotidiano, ou em projetos comunitários.

São objetivos da Resposta Social de Centro de Dia:

  1. Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes, tendo em conta as suas possibilidades;
  2. Prestar serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos utentes;
  3. Prestar apoio psicossocial;
  4. Privilegiar a interação com a família e/ou significativos e com a comunidade, no sentido de aplicar estratégias de reforço da autoestima, de valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições de estabilidade necessárias para o reforço da sua capacidade autónoma e para a organização das atividades da vida diária;
  5. Promover as relações interpessoais dos idosos entre si, e destes com outros grupos etários a fim de evitar o isolamento;
  6. Contribuir para a manutenção do idoso no seu domicílio;
  7. Contribuir para a manutenção da saúde física e mental do idoso;
  8. Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
  9. Prestar serviços que satisfaçam necessidades de ordem ética, estética e outras que organizem o sentido da vida da pessoa idosa;
  10. Estruturar ou desenvolver competências a nível técnico, artístico ou outro por forma a solidificar a noção de pessoa idosa na resolução dos próprios problemas e na vida social e cultural da comunidade;
  11. Estimular o espírito de solidariedade e de entreajuda por parte dos utentes e incentivar a relação inter e intrafamiliar bem como as relações inter-geracionais.
 Regulamento Interno

ERPI (Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas)

O modelo é o de “residência assistida”, conforme o previsto no Manual para pessoas com idade correspondente à idade estabelecida para a reforma, ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia que, por opção própria, ou por inexistência de retaguarda social, sem dependências causadas por estado agravado de saúde do qual decorra a necessidade de cuidados médicos e paramédicos continuados ou intensivos, pretendem integração em estrutura residencial, podendo aceder a serviços de apoio bio-psico-social, orientados para a promoção da qualidade de vida e para a condução de um envelhecimento sadio, autónomo, activo e plenamente integrado (excerto do manual de qualidade para a resposta social de Lar).

São objetivos da Resposta Social de ERPI :

  1. Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes, tendo em conta as suas possibilidades;
  2. Privilegiar a interação com a família e/ou significativos e com a comunidade, no sentido de otimizar os níveis de atividade e de participação social;
  3. Promover estratégias de reforço da autoestima, de valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições de estabilidade necessárias para o reforço da sua capacidade autónoma, para a organização das atividades da vida diária;
  4. Promover as relações interpessoais dos idosos entre si, e destes com outros grupos etários a fim de evitar o isolamento;
  5. Contribuir para a manutenção da saúde física e mental do idoso;
  6. Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
  7. Prestar serviços que satisfaçam as necessidades da pessoa idosa;
  8. Potenciar a participação da pessoa idosa na resolução dos próprios problemas e na vida social e cultural da comunidade;
  9. Prestar apoio Psicossocial;
  10. Estimular o espírito de solidariedade e de entreajuda por parte dos utentes e incentivar a relação inter e intrafamiliar e as relações inter-geracionais.
 Regulamento Interno

SAD (Serviço de Apoio Domiciliário)

O Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de serviços individualizados e personalizados a pessoas idosas ou outras, que temporária ou permanentemente, não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas e ou atividades de vida diária. Este serviço, contribui para a manutenção das pessoas no seu domicílio habitual, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.

São objetivos da Resposta Social de Apoio Domiciliário:

  1. Promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes no seu domicílio;
  2. Promover uma estreita ligação entre o utente, a família e o meio;
  3. Contribuir para a manutenção do idoso no seu domicílio;
  4. Contribuir para a manutenção da saúde física e mental do idoso;
  5. Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
  6. Prestar serviços que satisfaçam as necessidades da pessoa idosa;
  7. Potenciar a participação da pessoa idosa na resolução dos próprios problemas e na vida social e cultural da comunidade;
  8. Prestar apoio psicossocial;
  9. Promover relações interpessoais entre os idosos e outros grupos etários a fim de evitar o isolamento e estimular relações inter-geracionais.
 Regulamento Interno

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