Lar Pedro Rodrigues Costa

Numa conversa informal com o Sr. Padre Carlos, Pároco da Igreja Matriz de Alhos Vedros, este relembrou que (podemos encontrar esta informação num dos seus escritos) o Sr. Pedro Rodrigues Costa era um rapazito que saiu muito novo da Terra, para trabalhar como “moço de recados” em Lisboa, numa loja, com o nome de Loja das Meias. 

Cedo progrediu, começando pelas tarefas que lhe eram confiadas, revelando-se bastante competente nas suas responsabilidades, de tal forma que a loja lhe veio a ser confiada pelo seu patrão, vindo o Sr. Pedro a ficar posteriormente proprietário da mesma. Assim, desenvolveu o negócio que dirigia, mais tarde na companhia dos seus filhos, nomeadamente, a D. Manuela Costa, a D. Amélia, a D. Fernanda e o Sr. Pedro Costa.

Posteriormente à sua morte, a família reúne-se na intenção de homenagear seu pai e, em sua memória, pretende fazer uma doação à terra que o viu nascer e crescer, muito embora a tenha deixado bastante jovem. É com esta intenção que faz a doação para a construção de um Lar para acolher e cuidar os idosos, para a Igreja Matriz e para a Cantina Escolar. Nasce assim, na Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, o nosso primeiro estabelecimento, o Lar Pedro Rodrigues Costa, inaugurado em 18 de Março de 1974, destinado a 30 pessoas idosas de ambos os sexos, alojadas em quartos duplos.

Este edifício, sito no centro de Alhos Vedros, junto ao Hospital Sub-Regional, também da Misericórdia, é constituído por 4 pisos: R/chão, 1º, 2º e 3º Andar. Ainda sem regras precisas definidas em lei, apresenta já uma inovação relativamente à época: ausência de camaratas.

Mais tarde, é acrescentado ao primeiro edifício aquilo que viria a denominar-se como” a parte nova”, já apresentando uma construção “de ponta” concebida pelo Arquiteto “Alves de Sousa”. Este edifício, inaugurado em 19 de março de 1983, dispunha já de uma cozinha semi-industrial, áreas sociais, com dimensões adequadas às necessidades dos utentes, 2 gabinetes e instalações de apoio ao Centro de Dia, com bar, sala de atividades e sanitários, com barbeiro e cabeleireira, manicura e pedicura.

Para solicitar esta resposta social ou saber mais informações contacte a

Linha Casa Aberta

212 099 740

secretariado_geral@scmav.org.pt