Instituição
 

A Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, em todas as suas valências e projetos sociais comunitários, adota um dos princípios base defendidos pela Life Span Psychology (Psicologia dos ciclos de vida), que considera o utente como protagonista do seu próprio desenvolvimento e sujeito da sua própria aprendizagem, numa dinâmica interativa e incessante com o meio.

Está comprovado cientificamente que um ambiente favorável contribui para que crianças e seniores se sintam motivados a responder positivamente às solicitações sociais. Este ambiente consegue-se com uma boa supervisão a nível da saúde, com uma oferta de condições educativas favoráveis ao desenvolvimento pessoal, e com um espaço personalizado, acolhedor e confortável, que valorize a integridade física, a autoestima, a autonomia e o desejo de futuro dos utentes.

O nosso imperativo é personalizar os serviços, gerindo de forma flexível e individualizada cada projeto de intervenção.

O nosso desafio é organizar dinâmicas de trabalho que proporcionem oportunidades para que o utente possa comunicar os seus sentimentos e opiniões pessoais, sentindo-se respeitado na sua identidade, nos seus hábitos, nas suas crenças religiosas, na sua cultura e na sua qualidade de vida.