UCCI-Francisco Marques Estaca Júnior
 

A Unidades de Cuidados Continuados Integrados Francisco Masques Estaca Júnior (UCCI-FMEJ) é o estabelecimento da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros integrado na Rede Nacional de de Cuidados Continuados Integrados. É composto por 3 unidades:
 Unidade de Média Duração e Reabilitação
 Unidade de Longa Duração e Manutenção
 Unidade de Cuidados Paliativos

Missão
A UCCI-FMEJ tem como missão prestar serviços inovadores centrados no utente. Com base nas boas práticas de qualidade e confiança, a UCCI-FMEJ assegura cuidados de saúde e de apoio social que promovem a melhoria e a autonomia dos utentes em situação de dependência temporária ou permanente, e que asseguram o conforto e a qualidade de vida aos utentes com doença severa e/ou incurável em fase avançada.

Unidade de Média Duração e Reabilitação
Capacidade para acolher 30 utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados e 4 utentes a nível particular. 

Objetivo: Prestar cuidados a utentes com perda transitória de autonomia, que necessitam de cuidados clínicos, de reabilitação e de apoio psicossocial, em situação clínica decorrente da recuperação de um processo agudo ou descompensação de processo patológico crónico. Esta Unidade tem por finalidade a estabilização clínica, a avaliação e a reabilitação integral da pessoa que se encontre fragilizada. A promoção de autonomia do utente e o seu regresso ao domicílio ou ao seio familiar é o ponto fulcral de intervenção.

Unidade de Longa Duração e Manutenção
Capacidade para acolher 30 utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados. 

Objetivo: Proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida, por um período de internamento superior a 90 dias consecutivos. O internamento por períodos inferiores (30 dias) só acontece em situações temporárias, por dificuldade de apoio familiar ou necessidade de descanso do cuidador, não podendo o internamento exceder 90 dias/ano.

Unidade de Cuidados Paliativos
Capacidade para acolher 20 utentes da Rede Nacional de Cuidados Continuados.

Objetivo: Garantir um apoio global aos doentes, proporcionando-lhes cuidados de saúde rigorosos e humanizados, que contribuam para o seu conforto, dignidade e qualidade de vida.
Serviços Prestados

Ações direcionadas a utentes e respetivas famílias, através de uma abordagem integral e multidisciplinar. Garantir um apoio global, proporcionando cuidados de saúde rigorosos e humanizados, que contribuam para o conforto, dignidade e qualidade de vida do utente.

 Actividades de estimulação e Manutenção
 Cuidados médicos
 Cuidados de enfermagem
 Cuidados de fisioterapia
 Terapia da fala
 Terapia ocupacional
 Prescrição e administração de fármacos
 Cuidados de higiene, conforto e alimentação
 Apoio Social
 Apoio Psicológico
 Actividades de convívio e lazer.

Contactos

E-mail:
ucci_geral@scmav.org.pt

Telefone:
(+351) 21 202 97 50

Morada:
Rua Dom João de Almeida, nº 25
Bairro Gouveia
2860-013 Alhos Vedros

Linha Casa Aberta
212 099 740
secretariado_geral@scmav.org.pt