• Inicio
  • Instituição
  • Apresentação

Apresentação


A Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, através dos seus seis Estabelecimentos (três Lares, Centros de Dia e Serviços de Apoio Domiciliário; duas Creches, Jardins de infância e CATL; uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados) e projetos sociais comunitários (Ecolar, Banco de Ajudas Técnicas e Loja Solidária), adota o princípio fundamental que considera o utente como protagonista do seu próprio desenvolvimento, uma vez que é o sujeito da sua própria aprendizagem, numa dinâmica interativa e incessante com o meio. Este é um dos princípios base defendidos pela Life Span Psychology (Psicologia dos ciclos de vida).

Os contributos de diversas ciências mostraram-nos que o ambiente pode ser um fator de evolução ou involução do desenvolvimento da pessoa, pelo que consideramos que um ambiente favorável pode contribuir para que as crianças bem como as pessoas idosas possam motivar-se e responder positivamente às solicitações que lhes forem feitas do ponto de vista social ou outro.

Este ambiente consegue-se, com uma boa supervisão a nível da saúde, uma boa oferta de condições educativas favoráveis ao desenvolvimento das crianças e com um espaço personalizado, acolhedor, confortável e que não ponha em risco a integridade física dos utentes, bem como um posicionamento pessoal por parte dos cuidadores, baseado na disponibilidade corporal e na aceitação da pessoa idosa, com a autonomia possível, por forma, a que, esta se mantenha num estado de saúde controlado, com um bom nível de autoestima e com desejo de futuro.

Só desta forma o utente se pode sentir bem, sentindo-se respeitado no âmbito da sua estrutura, da sua identidade, dos seus hábitos, das crenças religiosas, da sua cultura e das suas condições de vida. Isto implica: "pensar o utente" como um ser afetivo e ativo independentemente da sua condição.

Personalizar os serviços, gerindo de forma flexível e individualizada cada projeto de intervenção, constitui-se como um imperativo. O organizar dinâmicas de trabalho que proporcionem oportunidades para que o utente possa comunicar os seus sentimentos e formular posicionamentos pessoais, o nosso desafio.