• Inicio
  • Instituição
  • Origens e Fundação

Origens e Fundação

O conceito de Misericórdia remonta à Antiguidade. Cícero proclamou-a como a mais admirável das virtudes de César, mas Aristófanes já a imortalizara na imagem paradigmática de Antígona, flor de ouro de piedade filial e fraterna que fizera chorar o povo de Atenas, ao assistir à representação da famosa tragédia helénica no ano de 440 A.C.. Encontramos este termo nas civilizações Egípcia, Hebraica, Chinesa e Hindu, mas foi o próprio Cristo que mais o dignificou.

Curiosamente, muitos séculos mais tarde, no reinado de D. João I, usavam os cavaleiros um punhal comprido denominado Misericórdia, com que matavam nas batalhas os soldados em sofrimento, daí a famosa expressão ainda hoje muito utilizada, “dar o golpe de misericórdia”.

Esta palavra antiga encerra um poder simbólico enorme. A Rainha D. Leonor, quando exercia a Misericórdia, tinha uma ideia muito mais abrangente de caridade do que aquela que praticava com os doentes do Hospital das Caldas. De facto, ela não esquecia a caridade intelectual, pelo que protegeu as artes e as letras. Ernesto Hello definiria o amor da Rainha Santa pela caridade intelectual como...“entender que se assassina um homem quando se lhe recusa o seu pão intelectual, tão realmente como se lhe arrancasse o pão para a boca, tão realmente como se lhe vibrasse uma facada”...

Este poder simbólico foi instituído nos finais do século XV através das chamadas Santas Casas da Misericórdia.

"...Naquele 15 de Agosto de 1498 um grupo de homens bons, liderados pelo Apóstolo da caridade que foi Miguel Contreiras, na presença da rainha D. Leonor e das mais altas autoridades religiosas e civis, assumiu o Compromisso de se dedicar à prática de todas as obras de Misericórdia quanto fosse possível..." (p.53 Misericórdias Ontem Hoje e Amanhã)

A esta data, conhecida como a da fundação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, juntaram-se sucessivamente outras que marcaram o nascimento de Instituições similares.

Muitos e prestigiados autores referem a Misericórdia de Alhos Vedros como uma das primeiras a ter sido fundadas, no entanto não tem sido fácil aceder à prova de tal facto. De qualquer forma, embora haja dúvidas sobre a data precisa em que é fundada a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, tomamos como verdade que esta teria sido fundada em 1500, no dia 14 de Outubro.

 Origens do concelho da Moita