Loja Solidária

A Loja Solidária da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros tem como finalidade fomentar a troca e a reutilização de bens, promover o envolvimento da sociedade civil na responsabilidade social e contribuir para a melhoria das condições de vida das famílias socialmente vulneráveis, através da atribuição de roupas, têxteis e mobiliário.

Todos os bens que a loja possui são doados pela comunidade. A maior percentagem de doações corresponde a roupas, após a sua receção é realizada a triagem, a fim de selecionar a roupa que está em condições de ser doada.

O funcionamento e organização da Loja é assegurado por voluntárias sobre a orientação de uma Técnica de Serviço Social.

A Loja Solidária está localizada na Av. Humberto Delgado Nº 46 em Alhos Vedros, funciona 2ª e 6ª feiras das 15h00 às 18h00; 3ª e 4ª das 10h30 ás 13h00.

Na Loja solidária funciona também o Banco de Ajudas Técnicas e a Coordenação do Projeto Eco-Lar. O primeiro consiste no empréstimo de material ortopédico, nomeadamente camas articuladas, cadeiras de rodas, colchões anti escaras, entre outros materiais à população do concelho da Moita que se encontre temporária ou permanentemente em situação de dependência.

O segundo é um projeto que resulta de uma parceria entre as autarquias do concelho da Moita e a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, e consiste na intervenção em domicílios em condição de insalubridade grave que representem perigo para saúde pública.

Após a sinalização dos casos é realizada uma avaliação da situação pelo Técnico afeto ao projeto e por representantes de organizações/instituições locais a fim de intervir de forma integrada e partir para o plano da intervenção. Este projeto é levado cabo por uma equipa de auxiliares constituída por três elementos que realizam a limpeza habitacional. Em muitos casos é necessária a intervenção direta do município em procedimentos como as desinfestações e remoções de lixo.

Contactos